O Sistema Circadiano em iluminação proporciona mudanças automáticas de cor de acordo com a luz solar, trazendo uma sensação de bem estar conforme o nosso relógio biológico. São excelentes para utilização em hospitais e em locais onde há grande permanência de tempo.

MAS ANTES PRECISAMOS COMPREENDER ALGUNS PONTOS:
Pense que o corpo humano é um grande relógio! Na verdade, é um conglomerado de relógios sincronizados determinando a hora de acordar, conversar, comer, dormir, etc. Afinal de contas, todas as formas de vida respondem aos ciclos do sol, da lua e das estações. Sim, é o relógio biológico! Ou utilizando um termo mais cientifico , trata-se do Ritmo Circadiano.
A expressão Ciclo Circadiano é uma redundância, visto que o termo circadiano já significa “ciclo de um dia”.
É a liberação de hormônios chamado de melatonina que regula o ritmo do ciclo de acordar e dormir. Ou seja, dependendo do nível de melatonina no organismo, a pessoa fica alerta ou sonolenta. E a cada ciclo de 24 horas, influencia uma função do nosso corpo, a saber, na temperatura, níveis hormonais, pressão arterial, ritmo cardíaco, e acredite, até mesmo na sensibilidade à dor.
O ritmo circadiano mantém o corpo em estado de alerta durante as horas de claridade (dia), e quando chega a noite, promove o relaxamento. Tem a capacidade de nos acordar pela manhã quando não havíamos ligado o alarme do relógio na cabeceira.
NO ENTANTO, O QUE A ILUMINAÇÃO DAS LÂMPADAS TEM A VER COM O NOSSO ORGANISMO?
Alguns estudos nos apresentaram dados extremamente relevantes, mostrando que o nosso organismo responde as variações das cores, e o corpo acaba que se adequando ao ambiente, que poderá ser saudável ou não para o corpo humano, devido o efeito que a cor escolhida surtirá no ambiente.
Sendo assim, a importância na utilização de luminárias que são capazes de gerar luzes “azuladas”, que representam a luz do dia, e luzes “amareladas”, que reproduzem a noite, sendo mais adequada à saúde humana. No entanto, aqui está a relevância de estudar os efeitos das luzes para o organismo.
VAMOS ENTENDER! É comum a utilização de lâmpadas amareladas em ambientes de alta produção, como por exemplo, escritórios, cozinhas, dentre outros. Mas conforme explicamos mais acima, as lâmpadas mais amareladas são mais adequadas para o entardecer ou até mesmo ao anoitecer, pois é justamente quando o corpo está precisando de relaxamento.
Em contrapartida, também é comum encontrarmos lâmpadas brancas em dormitórios, salas e outros lugares, e por este fator, não é de se admirar que pessoas que convivem nestes ambientes tenham dificuldades de relaxamento ou de repouso.
Um outro exemplo, pode ser observado nos hospitais! Pois a substituição das tradicionais lâmpadas fluorescentes brancas pelas luminárias capazes de produzir as condições naturais de iluminação, foi identificado benefícios vitais aos pacientes. Isto é incrível!

Trabalhamos com a linha Circadian System que trazem produtos que utilizam o ciclo circadiano como base.
ESTAMOS AQUI PARA LHE AJUDAR NA HORA DE ESCOLHER A LUMINÁRIA OU A LÂMPADA IDEAL PARA O SEU PROJETO, CLICANDO AQUI.